conheça a

Tudo que você precisa saber sobre o melasma.

Melasmas são manchas amarronzadas que, devido a uma deposição aumentada de melanina na pele, a deixam parcialmente hiperpigmentadas.

Embora apareçam com bem mais frequência em áreas do rosto, também podem surgir em outras partes do corpo expostas ao sol como o colo e braços.

A disfunção costuma acometer muito mais mulheres, em idade entre 20 e 50 anos, porém, os homens, de maneira bem menos expressiva, também podem ser afetados.

O que causa o melasma?

Existem estudos em andamento para atestar com certeza a origem da doença, mas já é certo que seu impacto é apenas estético, não acarretando em sintomas, nem complicações físicas além das manchas.

Também é confirmado que sua manifestação está ligada à exposição ultravioleta, uma vez que partes do corpo que não estão à mostra a luz, acabam por não desenvolver a hiperpigmentação.

Além do fator fotoexposição, há algumas outras situações de caráter hormonal que podem contribuir para o aparecimento de melasmas: reposição hormonal, uso de anticoncepcionais e gravidez.

É bastante comum que gestantes apresentem melasmas, já que junto do fator hormonal e exposição UVA, também há a sensibilidade da pele nesse momento, devido às alterações vasculares.

Como prevenir

Uma vez que o melasma é causado pela hiperpigmentação da pele exposta a luz ultravioleta, a melhor prevenção é a fotoproteção em amplo espectro e com uso diário.

Não é apenas com o sol que devemos nos preocupar, mas também com a luz visível, já que ela também contribui para novas lesões, dessa forma, a proteção deve ser feita até dentro de casa, não se limitando apenas a dias com piscina e praia.

Como tratar

Além do uso contínuo de protetor solar, é possível fazer a redução gradual das manchas através do uso tópico de alguns cosméticos e de tratamentos estéticos.

A StarsClinics, oferece diversas soluções voltadas para a face, entre elas o Peeling que ajuda na limpeza e renovação profunda da pele e o SkinBooster que proporciona uma hidratação avançada.

Não perca tempo e comece o seu tratamento o quanto antes, é só agendar uma visita gratuita em uma das nossas unidades!

Conheça nossos tratamentos para a face